Follow Me

Close
Image
Image
Image

NUTRIÇÃO FUNCIONAL

A nutrição funcional tem o objetivo de proporcionar o equilíbrio do organismo humano por meio de um plano alimentar individualizado, que considera possíveis exclusões/inclusões alimentares e visa ajustar deficiências e/ou excessos nutricionais. O intuito da nutrição funcional é promover qualidade de vida e longevidade por meio da prevenção e/ou tratamento de doenças crônicas, como: obesidade, câncer, diabetes, doenças autoimunes, doenças alérgicas, entre outras.

Para isso, o atendimento clínico funcional é bem minucioso e aplica um questionário extenso que visa conhecer a história de cada paciente, aliada à análise de seus sinais e sintomas clínicos de alterações nutricionais. Todas essas informações clínicas, muitas vezes são conjugadas com solicitações de exames bioquímicos, moleculares e de susceptibilidade genética para proporcionar diagnósticos nutricionais mais precisos.

Por meio de toda essa análise, é possível reconhecer alimentos que provocam intolerâncias/hipersensibilidades individuais e que, portanto, devem ser eliminados temporariamente (ou algumas vezes definitivamente) da rotina alimentar, bem como alimentos que podem ser incluídos no cardápio habitual para proporcionar saúde e qualidade de vida a um determinado indivíduo. Sendo assim, vale ressaltar que o trabalho da nutrição funcional é personalizado e não considera generalizações.

Os fundamentos principais da nutrição funcional partem do princípio que, para ter o corpo equilibrado, você precisa cuidar primeiramente de seus três pilares orgânicos básicos, que são: intestino, fígado e sistema imunológico. Por isso, a maior parte das condutas iniciais de tratamento vão contemplar, além dos objetivos dos próprios pacientes, o bom funcionamento desses três pilares básicos do organismo humano, sempre em busca do equilíbrio e do bem-estar pleno!

A nutrição funcional – há mais de 10 anos no Brasil – conta com o respaldo científico do The Institute For Functional Medicine (IFM – EUA – https://www.functionalmedicine.org/) e do Instituto Brasileiro de Nutrição Funcional (IBNF – http://www.ibnfuncional.com.br/) fundado em 2004.

 

shutterstock_162413408